OLÁ!

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HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O atendimento às crianças de 0 a 6 anos em instituições especializadas tem origem com as mudanças sociais e econômicas, causadas pelasrevoluções industriais no mundo todo. Neste momento as mulheres deixaram seus lares por um período, onde eram cumpridoras de seus afazeres de criação dos filhos e os deveres domésticos, cuidando do marido e família, para entrarem no mercado de trabalho . Atrelado a este fato, sob pressão dos trabalhadores urbanos, que viam nas creches um direito, seus e de seus filhos, por melhores condições de vida, deu-se início ao atendimento da educação infantil (termo atual referente ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos) no Brasil. Até 1920, as instituições tinham um caráter exclusivamente filantrópico e caracterizado por seu difícil acesso oriundo do períodocolonial e imperialistada história do Brasil. A partir desta data, deu início á uma nova configuração,”Na década de 1920 , passava-se á defesa da democratização do ensino, educação significava possibilidade de ascensão social e era defendida como direito de todas as crianças, consideradas como iguais” (Kramer, 1995, p.55). Na década de 1930, o Estado assumiu o papel de buscar incentivo (financiamento) de órgãos privados, que viriam a colaborar com a proteção da infância. Diversos órgãos foram criados voltados à assistência infantil, (Ministério da Saúde; Ministério da Justiça e Negócios Interiores, Previdência Social e Assistência social ,Ministério da Educação e também a iniciativa privada). Nesta década passou-se a preocupar-se com a educação física e higiene das crianças como fator de desenvolvimento das mesmas, tendo como principal objetivo o combate à mortalidade infantil. Nesta época iniciou-se a organização de creches, jardins de infância e pré-escolas de maneira desordenada e sempre numa perspectiva emergencial, como se os problemas infantis criados pela sociedade, pudessem ser resolvidos por essas instituições. Em 1940 surgiu o departamento Nacional da Criança, com objetivo de ordenar atividades dirigidas à infância, maternidade e adolescência, sendo administrado pelo Ministério da saúde. Na década de 1950 havia uma forte tendência médico-higiênica do departamento nacional da Criança, desenvolvendo vários programas e campanhas visando o “… combate à desnutrição, vacinação e diversos estudos e pesquisas de cunho médico realizadas no Instituto Fernandes Figueira. Era também fornecido auxílio técnico para a criação, ampliação ou reformas de obras de proteção materno-infantil do país, basicamente hospitais e maternidades”(Kramer, 1995, p.65). Na década de 1960, o Departamento Nacional da Criança teve um enfraquecimento e acabou transferindo algumas de suas responsabilidades para outros setores, prevalecendo o caráter médico-assistencialista, enfocando suas ações em reduzir amortalidadematerna infantil. Na década de 1970 temos a promulgação da lei nº 5.692, de 1971, o qual faz referência à educação infantil, dirigindo-a como ser conveniente à educação em escolas maternais, jardins de infância e instituições equivalentes. Em outro artigo, é sugerido que as empresas particulares, as quais têm mulheres com filhos menores de sete anos, ofertem atendimento (educacional) a estas crianças, podendo ser auxiliadas pelo poder público. Tal lei recebeu inúmeras críticas, quanto sua superficialidade, sua dificuldade na realização pois, não havia um programa mais específico para estimular as empresas a criação das pré-escolas. Com esta pequena retrospectiva histórica, verifica-se que a Educação Infantil surgiu com um caráter de assistência a saúde e preservação da vida, não se relacionando com o fator educacional. Segundo Souza (1986) a pré-escola surgiu da urbana e típica sociedade industrial; não surgiu com fins educativos, mas sim para prestar assistência , e não pode ser comparada com a história da educação infantil, pois esta, sempre esteve presente em todos os sistemas e períodos educacionais a partir dos gregos.

2.DINAMIZAÇÃO DOS ACERVOS LITERÁRIOS PAIC COLEÇÃO PROSA E POESIA 2013-2014


EIXO LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
SURGESTÃO PARA CONTAÇÃO DE HIISTORIA DA OBRA/ABRIL 2013
A  dos ovos de ouro


 * Cantando no ritmo (cirando cirandinha)
Bom dia minha gente
Eu agora vou contar
Uma historia bem bonita
Do sertão de Quixadá.
   *  Faz perguntas(predição do historia  que será contada)/predição
   * Conta historia
Final: _Essa historia entrou com um fio e saiu pelo laço, eu ofereço a você como presente e com abraço.
 *Dinâmica
Colocar o rabo
1 – O animador desenha no quadro-negro ou numa cartolina um animal  personagem do história.
2 – A seguir chama um voluntário a quem venda os olhos, munindo-o com um recorte de papel, em forma de rabo.
3 – A tarefa do voluntário consiste em colar o rabo, com os olhos vendados, no seu devido lugar.
4 – Os participantes acompanham a brincadeira com a torcida e dicas.

*Confecção da galinha

Material:
*palito de churrasco ou cipó fino;
*cordão/barbante;
*copo descartável;
*cola;
 *fita gomada.

MOLDES PARA CONFECÇÃO DA GALINHA
               CRISTA  E RABO                                                            PES
    
  A CABEÇA (UM CIRCULO)           O BICA(UM PEQUENO TRIÂNGULO)




OBRA ESSA HISTORIA VEM DO MAR-COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA CATEGORAI 1

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IBARETAMA FAZ HOJE, DIA 30/07/13, MAIS UM ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES com a participação do Eixo Literatura Infantil e Formação do Leitor, objetivando implantar uma política de formação de leitores e democratizar o acesso ao livro e à leitura, por meio de aquisição e dinamização de acervos literários nas salas de aula, no sentido de despertar o interesse e o gosto pela leitura e pela escrita entre nossas crianças, como um prazer infinito, um instrumento de aprendizagem e como um alimento para ocrescimento humano.










 

MOLDES PARA O LIVRO: "ESTA HISTÓRIA VEM DO MAR"







 
 
 

                       DINAMIZAÇÃO DA OBRA A REVOLTA DAS LETRAS

                                                              (RENILDO FRANCO)

 
GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
EIXO LIERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR

Contação da historia com laminas

 










 

                           DINAMIZAÇÃO DA OBRA AZUELETA (NAYDE FARIAS)

 
GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
EIXO LIERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil.
   A leitura de histórias infantis, ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma  pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. É aí que entra a função da escola, que é de desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura é através de dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos professores quanto pelos pais).
                   A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.
                   As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita.
DINAMIZAÇÃO DO LIVRO AZULETA  (NAYDE FARIAS)
PAIC PROSA E POESIA /CATEGORIA I
                         
                                      DESENVOLVIMENTO
1.       Cantar a 1ª estrofe da historia ( melodia de ciranda cirandinha)
2.       Contar a historia com dedoche ( borbuleta azuleta e  uma flor) com  painel decorativo referente ao tema
3.       Depois de contar  a historia, cantar a ultima estrofe na mesma melodia
4.       Fazer  perguntas sobre a moral da historia, adequando ao nível do aluno
5.       Mostrar  o livro com objetivo do incentivo à leitura.





















                  
 GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA             
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
EIXO LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITORES
                                      PROJETO LEITOR NOTA 10                  
       Público alvo:Alunos(as) da Educação Infantil ao 5° ano das escolas municipais de         Ibaretama
      Período:de Maio à Dezembro de 2014.
                                                    

Ibaretama-Ceará,  01 de Abril de 2014

          1. Introdução

             Um dos grandes desafios da escola atual é despertar no aluno o desejo de ler, e,             conseqüentemente, conscientizá-lo da importância da leitura na sua vida escolar e cotidiana. O projeto "Leitor Nota 10" foi idealizado a partir da preocupação de resgatar o gosto pela leitura, tendo como objetivo maior a formação de bons leitores. Ler, com certeza, amplia horizontes, contribui para elevar o nível de consciência crítica, aumenta o poder de argumentação e, ainda, possibilita "o escrever melhor" e a produção do conhecimento.

           2.Justificativa

O mundo atual e globalizado tem oferecido às crianças atrativos que acaba distanciando-os da leitura. Vídeo-game, televisão e até a internet contribui para que cada vez mais haja menos leitores. Nesse sentido, faz-se necessário e urgente um trabalho direcionado ao resgate do gosto pela leitura, de modo a permitir as crianças iniciar ou  aumentar o prazer de ler, contribuindo, assim, para a formação de bons leitores.

          3. Objetivo geral

    Incentivar nos alunos e alunas o gosto pela leitura.

           4.Objetivos específicos

   ·                     Incentivar o gosto pela leitura;
   ·                     Propiciar aos alunos momentos prazerosos;
   ·                     Contribuir para a formação de bons leitores;
   ·                     Ampliar o vocabulário, interpretação e escrita;
   ·                     Possibilitar a expressão da criatividade e criticidade:
   ·                     Permitir ao aluno "viajar" por outros mundos, dando asas à imaginação;
    ·                     Contribuir para elevar a consciência crítica- leitura de mundo.

            5. Desenvolvimento

             O aluno tomará por empréstimo na Biblioteca/Centro de Multimeios da Escola o livro escolhido por ele,  do Acervo Literário Paic Prosa e Poesia com incentivo da Gestão Escolar e professores,   por até 05 dias para ler em casa. Antes de devolver o livro , será feito uma atividade em sala com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, de maneira socializadora, que poderá ser um resumo da historia escrita ou oral, desenho, perguntas dirigidas referente ao que foi  lido, entre outros.Logo após o(a) professor(a) escreve na Ficha de Acompanhamento dos títulos de literatura Infantil e ao final do ano letivo
cada escola promoverá um evento com premiação do(a) aluno(a) que eu mais títulos.
·         Com os alunos da Educação Infantil e 1° ano, que ainda não dominam a leitura, pede-se a parceria dos pais nesse processo,onde as crianças levam os livros para casa e os pais e/ou familiar ler para o educando e o mesmo conta/reconta na escola.

         6.Avaliação

        O educando será avaliado mediante ao  numero de livros do Acervo Literário Paic Prosa e Poesia lidos,  desenvolvimento dos mesmos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita,   em todas as atividades propostas conforme os objetivos traçados no presente projeto

           7.Culminância

                Ao final do período do projeto, a escola promoverá um momento cultural onde será feita a divulgação dos resultados dos alunos que mais leram com a entrega dos prêmios, para 1°, 2 e 3° lugares. Nesse evento os alunos mostrarão seus talentos com a apresentação de trabalhos referentes às obras lidas, como: poemas, músicas, danças, contação de histórias e outros, com a participação de todos os funcionários da escola e pais

          8.0- Recursos humanos:
·                     Alunos;
·                     Professores que atuam na Centro de Multimeios/Biblioteca;
·                     Coordenação pedagógica;
·                     Direção;
·                     Professores de Língua Portuguesa e demais professores , funcionários da escola. e pais.

          8.1 - Recursos materiais:
·                     Ficha  de Acompanhamento da  Leitura  dos títulos de literatura Infantil do Acervo Paic, Prosa e Poesia


·                     Acervo Literário Coleção Paic Prosa e Poesia
·                     Papel oficio
·                     Papel Madeira
·                     Papel duplex
·                     Cartolina
·                     Espuma Vinílica Acetinada(EVA)
·                     Bastões de cola quente
·                     Cola branca
·                     Tesoura
·                     Tinta tecido
·                     Tinta guache
·                     Lápis de cor
·                     Pincel atômico
·                     Tecido Não Tecido (TNT)
·                     Palco;
·                     Som;
·                     Brindes.

DINAMIZAÇÃO DA HISTÓRIA A GALINHA FOFOQUIERA- 06/06/14



DINAMIZAÇÃO DO ACERVO LITERÁRIO" CUIDADO COM O LOBO"... ACERVO DA COLEÇÃO PAIC "PROSA E POESIA -DIA 10/06/14
HISTÓRIA DRAMATIZADA








 

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