EIXO LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
SURGESTÃO PARA CONTAÇÃO DE HIISTORIA DA OBRA/ABRIL 2013
A dos ovos de ouro
* Cantando no ritmo (cirando cirandinha)
Bom dia minha gente
Eu agora vou contar
Uma historia bem bonita
Do sertão de Quixadá.
*
Faz perguntas(predição do historia
que será contada)/predição
* Conta historia
Final: _Essa
historia entrou com um fio e saiu pelo laço, eu ofereço a você como presente e
com abraço.
*Dinâmica
Colocar o
rabo
1 – O
animador desenha no quadro-negro ou numa cartolina um animal personagem do história.
2 – A seguir chama um voluntário a quem venda os olhos, munindo-o com um
recorte de papel, em forma de rabo.
3 – A tarefa do voluntário consiste em colar o rabo, com os olhos vendados, no
seu devido lugar.
4 – Os participantes acompanham a brincadeira com a torcida e dicas.
*Confecção da galinha
Material:
*palito de
churrasco ou cipó fino;
*cordão/barbante;
*copo
descartável;
*cola;
*fita gomada.
MOLDES PARA CONFECÇÃO DA GALINHA
CRISTA E RABO PES
EIXO LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
SURGESTÃO PARA CONTAÇÃO DE HIISTORIA DA OBRA/ABRIL 2013
A dos ovos de ouro
* Cantando no ritmo (cirando cirandinha)
Bom dia minha gente
Eu agora vou contar
Uma historia bem bonita
Do sertão de Quixadá.
*
Faz perguntas(predição do historia
que será contada)/predição
* Conta historia
Final: _Essa
historia entrou com um fio e saiu pelo laço, eu ofereço a você como presente e
com abraço.
*Dinâmica
Colocar o
rabo
1 – O animador desenha no quadro-negro ou numa cartolina um animal personagem do história.
2 – A seguir chama um voluntário a quem venda os olhos, munindo-o com um recorte de papel, em forma de rabo.
3 – A tarefa do voluntário consiste em colar o rabo, com os olhos vendados, no seu devido lugar.
4 – Os participantes acompanham a brincadeira com a torcida e dicas.
1 – O animador desenha no quadro-negro ou numa cartolina um animal personagem do história.
2 – A seguir chama um voluntário a quem venda os olhos, munindo-o com um recorte de papel, em forma de rabo.
3 – A tarefa do voluntário consiste em colar o rabo, com os olhos vendados, no seu devido lugar.
4 – Os participantes acompanham a brincadeira com a torcida e dicas.
*Confecção da galinha
Material:
*palito de
churrasco ou cipó fino;
*cordão/barbante;
*copo
descartável;
*cola;
*fita gomada.
MOLDES PARA CONFECÇÃO DA GALINHA
MOLDES PARA O LIVRO: "ESTA HISTÓRIA VEM DO MAR"
RENILDO FRANCO)
GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
EIXO LIERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
Contação da historia com laminas
(NAYDE FARIAS)
GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
EIXO LIERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil.
A leitura de
histórias infantis, ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e na
personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e
motivador, que transforma uma pessoa completamente, ajudando-a a ser
mais responsável e crítica. É aí que entra a função da escola, que é de
desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura é através de
dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos
professores quanto pelos pais).
A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as
experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e
realidade.
As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos
fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto
literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a
linguagem oral e escrita.
DINAMIZAÇÃO DO
LIVRO AZULETA (NAYDE FARIAS)
PAIC PROSA E
POESIA /CATEGORIA I
DESENVOLVIMENTO
1.
Cantar a 1ª
estrofe da historia ( melodia de ciranda cirandinha)
2.
Contar a
historia com dedoche ( borbuleta azuleta e
uma flor) com painel decorativo
referente ao tema
3.
Depois de
contar a historia, cantar a ultima
estrofe na mesma melodia
4.
Fazer perguntas sobre a moral da historia,
adequando ao nível do aluno
5.
Mostrar o livro com objetivo do incentivo à leitura.
GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO E CULTURA
EIXO
LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITORES
PROJETO LEITOR NOTA 10
Público alvo:Alunos(as)
da Educação Infantil ao 5° ano das escolas municipais de Ibaretama
Período:de Maio à Dezembro de 2014.
Ibaretama-Ceará, 01 de Abril de
2014
1. Introdução
Um dos grandes desafios da escola atual é despertar no aluno o desejo de
ler, e, conseqüentemente, conscientizá-lo da importância da leitura na sua vida
escolar e cotidiana. O projeto "Leitor Nota 10" foi idealizado a
partir da preocupação de resgatar o gosto pela leitura, tendo como objetivo maior
a formação de bons leitores. Ler, com certeza, amplia horizontes, contribui
para elevar o nível de consciência crítica, aumenta o poder de argumentação e,
ainda, possibilita "o escrever melhor" e a produção do conhecimento.
2.Justificativa
O mundo atual e globalizado tem oferecido às crianças atrativos que
acaba distanciando-os da leitura. Vídeo-game, televisão e até a internet
contribui para que cada vez mais haja menos leitores. Nesse sentido, faz-se
necessário e urgente um trabalho direcionado ao resgate do gosto pela leitura,
de modo a permitir as crianças iniciar ou
aumentar o prazer de ler, contribuindo, assim, para a formação de bons
leitores.
3. Objetivo geral
Incentivar nos alunos e alunas o gosto pela leitura.
4.Objetivos específicos
·
Incentivar o gosto pela leitura;
·
Propiciar aos alunos momentos prazerosos;
·
Contribuir para a formação de bons leitores;
·
Ampliar o vocabulário, interpretação e escrita;
·
Possibilitar a expressão da criatividade e criticidade:
·
Permitir ao aluno "viajar" por outros mundos, dando asas à
imaginação;
·
Contribuir para elevar a consciência crítica- leitura de mundo.
5. Desenvolvimento
O aluno tomará por empréstimo na Biblioteca/Centro de Multimeios da
Escola o livro escolhido por ele, do
Acervo Literário Paic Prosa e Poesia com incentivo da Gestão Escolar e
professores, por até 05 dias para ler em casa. Antes de
devolver o livro , será feito uma atividade em sala com o(a) professor(a) de
Língua Portuguesa, de maneira socializadora, que poderá ser um resumo da
historia escrita ou oral, desenho, perguntas dirigidas referente ao que
foi lido, entre outros.Logo após o(a)
professor(a) escreve na Ficha de Acompanhamento dos títulos de
literatura Infantil e ao final do ano letivo
cada escola promoverá um evento com premiação do(a) aluno(a) que eu mais
títulos.
·
Com os alunos da Educação Infantil e 1° ano, que ainda não dominam a
leitura, pede-se a parceria dos pais nesse processo,onde as crianças levam os
livros para casa e os pais e/ou familiar ler para o educando e o mesmo
conta/reconta na escola.
6.Avaliação
O educando será avaliado mediante ao
numero de livros do Acervo Literário Paic Prosa e Poesia lidos, desenvolvimento dos mesmos em relação aos avanços
do uso da linguagem oral e escrita, em
todas as atividades propostas conforme os objetivos traçados no presente
projeto
7.Culminância
Ao final do período do projeto, a escola promoverá um momento cultural
onde será feita a divulgação dos resultados dos alunos que mais leram com a
entrega dos prêmios, para 1°, 2 e 3° lugares. Nesse evento os alunos mostrarão
seus talentos com a apresentação de trabalhos referentes às obras lidas, como:
poemas, músicas, danças, contação de histórias e outros, com a participação de todos
os funcionários da escola e pais
8.0- Recursos humanos:
·
Alunos;
·
Professores que atuam na Centro de Multimeios/Biblioteca;
·
Coordenação pedagógica;
·
Direção;
·
Professores de Língua Portuguesa e demais professores , funcionários da
escola. e pais.
8.1 - Recursos materiais:
·
Ficha de Acompanhamento da Leitura
dos títulos de literatura Infantil do Acervo Paic, Prosa e Poesia
·
Acervo Literário Coleção Paic Prosa e Poesia
·
Papel oficio
·
Papel Madeira
·
Papel duplex
·
Cartolina
·
Espuma Vinílica Acetinada(EVA)
·
Bastões de cola quente
·
Cola branca
·
Tesoura
·
Tinta tecido
·
Tinta guache
·
Lápis de cor
·
Pincel atômico
·
Tecido Não Tecido (TNT)
·
Palco;
·
Som;
DINAMIZAÇÃO DO ACERVO LITERÁRIO" CUIDADO COM O LOBO"... ACERVO DA COLEÇÃO PAIC "PROSA E POESIA -DIA 10/06/14
HISTÓRIA DRAMATIZADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário