PREFEITURA MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
FORMADORA DO PAIC-EIXO EDUCAÇÃO
INFANTIL E LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
TÂNIA MARIA VINA LIMA ALVES
PROPOSTA GERAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANO LETIVO : 2013 À 2O16
O trabalho a ser desenvolvido com as turmas de Educação Infantil do Município de Ibaretama no o ano letivo de 2012 à 2016, dar-se –à contemplando as seguintes áreas : LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; MATEMÁTICA; NATUREZA E SOCIEDADE; ARTE E EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO RELIGIOSA E RECREAÇÃO (MOVIMENTOS E MÚSICAS),
As situações de aprendizagens serão organizadas através de atividades permanentes, projetos e outras atividades que fizerem necessárias. Consideramos prioritariamente para realização deste planejamento a participação de nossas crianças. A bagagem de conhecimento da criança é imprescindível na construção do mesmo por ela. O educador deverá atentar-se às descobertas de aprendizagem das crianças para propiciar em todo processo a formação integral das mesmas.
A criança da educação infantil, necessita de um clima seguro, que a possibilite cada vez mais autonomia. Neste contexto estabelecer- se- à assim motivada frente a novos desafios. Todas as atividades propostas deverão ser voltadas para o desenvolvimento integral do aluno.
CONSIDERAÇÕES NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:
1) A fase de desenvolvimento das crianças, suas características e possibilidades corporais;
2) Hábitos de saúde, higiene e nutrição, que propiciaremos a criança adquirir, considerando o próprio corpo, o espaço de convivência e a saúde coletiva;
3) A seleção de assuntos que façam sentido para a criança, a fim de que ela tenha uma atitude ativa na produção de seu conhecimento inclusive no que diz respeito à rotina de classe.
OBJETIVOS GERAIS:
Durante todo o ano, as atividades deverão contribuir para que os alunos sejam capazes de :
1) Estabelecer relações sociais em âmbito cada vez mais amplo;
2) Observar e explorar o ambiente;
3) Descobrir, conhecer e controlar progressivamente o próprio corpo, formando uma imagem e adquirir hábitos de saúde e bem estar;
4) Atuar de forma autônoma em suas atividades habituais adquirindo segurança afetiva e emocional e desenvolvendo suas capacidades de iniciativa e confiança em si mesmo;
5) Estabelecer vínculo com adultos e com seus iguais respondendo aos sentimentos de afeto, respeito à diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
6) Utilizar a linguagem verbal de forma ajustada as diferentes situações de comunicação habituais para compreender e ser compreendido pelos outros. Expressar suas ideias, sentimentos, experiências e desejos;
7) Desenvolver as capacidades de ordem física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
ÁREAS A SEREM DESENVOLVIDAS
1) LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para que a criança amplie suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações das crianças , na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.
A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constituem em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
2) MATEMÁTICA
As crianças desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidade, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos do jogo, repartir as balas entre amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele e etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e aos poucos , vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referencia, identificando posições e comparando distâncias. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar , argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas entre outras coisas.
Desta forma, as crianças poderão tomar decisões , agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende por um lado às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-la melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
As crianças desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidade, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos do jogo, repartir as balas entre amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele e etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e aos poucos , vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referencia, identificando posições e comparando distâncias. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar , argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas entre outras coisas.
Desta forma, as crianças poderão tomar decisões , agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende por um lado às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-la melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
3)NATUREZA E SOCIEDADE
O mundo onde as crianças vivem se constituem em um conjunto de fenômenos naturais e sociais, indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem , as crianças aprendem sobre o mundo , fazendo perguntas e procurando respostas para as suas indagações e questões.
Como integrante de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos , valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais; bichos de jardim; dinossauros; tempestades; tubarões; castelos; heróis; festas de cidades; programas de TV; notícias de atualidade; histórias de outros tempos;; etc.As vivencias sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O eixo de trabalho, denominado natureza e sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das ciências humanas e naturais.
4)ARTE E EDUCAÇÃO
O mundo onde as crianças vivem se constituem em um conjunto de fenômenos naturais e sociais, indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem , as crianças aprendem sobre o mundo , fazendo perguntas e procurando respostas para as suas indagações e questões.
Como integrante de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos , valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais; bichos de jardim; dinossauros; tempestades; tubarões; castelos; heróis; festas de cidades; programas de TV; notícias de atualidade; histórias de outros tempos;; etc.As vivencias sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O eixo de trabalho, denominado natureza e sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das ciências humanas e naturais.
4)ARTE E EDUCAÇÃO
As artes
visuais expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos ,
pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas , pontos,
tanto bidimensional, como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na
pintura, no desenho , na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos,
bordados e etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a
continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística.
A interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às artes visuais.
As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso ( gravetos,pedras, carvão) , ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo. A criança pode utilizar-se das artes visuais para expressar experiências sensíveis.
Tal como a música, as artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, Poe si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil particularmente.
O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças, poderá ocorrer no fazer artístico, assim como no contato com a produção de arte presente nos museus, igrejas, livros, revistas, gibis, feiras de objetos, etc. O desenvolvimento da capacidade artística e criativa deve estar apoiado também na pratica reflexiva das crianças ao aprender, que articula a ação, a percepção , a sensibilidade, a cognição e a imaginação.
A interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às artes visuais.
As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso ( gravetos,pedras, carvão) , ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo. A criança pode utilizar-se das artes visuais para expressar experiências sensíveis.
Tal como a música, as artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, Poe si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil particularmente.
O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças, poderá ocorrer no fazer artístico, assim como no contato com a produção de arte presente nos museus, igrejas, livros, revistas, gibis, feiras de objetos, etc. O desenvolvimento da capacidade artística e criativa deve estar apoiado também na pratica reflexiva das crianças ao aprender, que articula a ação, a percepção , a sensibilidade, a cognição e a imaginação.
5)EDUCAÇÃO
RELIGIOSA
Aqui têm - se como objetivo trabalhar a
educação social como um todo. Salientar a importância do respeito na família,
na escola, ou em qualquer lugar que esteja principalmente na natureza,
considerando seus ambientes físicos e biológicos e os modos de interação do
homem na natureza por meio da arte, trabalho, ciência e da tecnologia. Não se
aborda os ensinamentos de uma religião e sim a natureza como um presente de
Deus.
6) RECREAÇÃO (MIVIMENTOS E MÚSICAS)
a)MOVIMENTO
O movimento é uma importante dimensão do
desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem
adquirindo cada vez mais controle sobre o seu próprio corpo e se apropriando
cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham,
caminham, manuseiam objetos, correm saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com
objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu
corpo e seu movimento. Ao movimenta-se, as crianças expressam sentimentos,
emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de
gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que o
simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que
permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente
humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.
A maneira de andar, correr, arremessar, saltar, resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados tem sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história.
Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura corporal. Dessa forma, diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo, como a dança, o jogo, as brincadeiras, as práticas esportivas, etc., nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade.
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como as atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.
A maneira de andar, correr, arremessar, saltar, resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados tem sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história.
Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura corporal. Dessa forma, diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo, como a dança, o jogo, as brincadeiras, as práticas esportivas, etc., nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade.
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como as atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.
b)MÚSICA
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc., faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que , já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos , assim como a promoção de interação e comunicação social , conferem caráter significativo à linguagem musical que é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral, e na educação infantil , particularmente. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.
AVALIAÇÃO
Propõe-se aqui uma avaliação formativa e processual, que deve acontecer de maneira contínua, por meio da observação e registro diário ou semanal sobre as experiências, as reações, os avanços de cada aluno. Entende-se por avaliação, o conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades de cada criança. Avalia-se para redimensionar a prática educativa, para tomar medidas, planejar novas atividades para auxiliar no crescimento de todo o grupo. O educador avalia o aluno e se avalia também buscando aprimorar suas práticas e solucionar os desafios encontrados.
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc., faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que , já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos , assim como a promoção de interação e comunicação social , conferem caráter significativo à linguagem musical que é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral, e na educação infantil , particularmente. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.
AVALIAÇÃO
Propõe-se aqui uma avaliação formativa e processual, que deve acontecer de maneira contínua, por meio da observação e registro diário ou semanal sobre as experiências, as reações, os avanços de cada aluno. Entende-se por avaliação, o conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades de cada criança. Avalia-se para redimensionar a prática educativa, para tomar medidas, planejar novas atividades para auxiliar no crescimento de todo o grupo. O educador avalia o aluno e se avalia também buscando aprimorar suas práticas e solucionar os desafios encontrados.
PLANO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC
MUNICIPIO: Ibaretama/CE.
NOME: Tânia Maria
Viana Lima Alves
DATA: 01 de Fevereiro
à 31 de Dezembro de 2013
INSTITUIÇÃO: SEDUC/COPEM-Secretaria Municipal de Educação e
Cultura
EIXO DE ATUAÇÃO: Educação Infantil
JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo os
avanços da alfabetização na idade certa no Ceará, a adesão do Município
de Ibaretama a este programa é significativa, inclusive no Eixo Educação Infantil, onde requer que as crianças sejam instituídas como
meta prioritária da gestão municipal. O município contará com o apoio técnico
para o desenvolvimento de uma intervenção sistêmica de gestão, de modo que os
recursos e esforços investidos cheguem até a sala de aula e produzam a elevação
dos resultados de aprendizagem de cada escola, de cada turma, de cada criança.
A estrutura do Programa em eixos tem a finalidade
de realizar uma intervenção sistêmica na rede municipal de ensino, intervindo
no acesso e na melhoria da Educação Infantil, na disponibilização de
metodologias de alfabetização para nosso município, na qualificação do ambiente
de letramento do professor, alunos e na definição de políticas focadas nos
resultados de aprendizagem.
OBJETIVOS:
§ Participar
do planejamento de ações para o Eixo Educação Infantil do PAIC para o ano de
2013;
§ Realizar
o acompanhamento das ações do programa de formação continuada dos formadores e
coordenadores pedagógicos do Eixo Educação Infantil;
§ Desenvolver
a formação continuada dos formadores e coordenadores pedagógicos do Eixo
Educação Infantil das Escolas participantes;
§ Acompanhar
mensalmente as turmas da Educação Infantil com objetivos pedagógicos para
elevação dos índices de aprendizagens;
§ Realizar
reunião com pais, ressaltando a importância de manter seus filhos na escola;
§ Acompanhar
bimestralmente o controle da frequência das turmas;
§ Elaborar
e executar calendário de visitas mensais as unidades escolares com Educação
Infantil;
§ Incentivar
os docentes alfabetizadores;
§ Viabilizar
a comunicação entre as tutoras e as formadoras e coordenadores pedagógicos do
Eixo Educação Infantil no município.
AÇÕES A SEREM REALIZADAS
RESULTADOS ESPERADOS: : Ao final do período
indicado, esperamos ver
consolidados os objetivos propostos e com isso contribuir para a qualidade de Educação do Município de
Ibaretama.
CRONOGRAMA DAS AÇÕES:
O
prazo para execução das atividades será de onze meses em 2013 assim
discriminados
AÇÕES REALIZADAS
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JAN
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FEV
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MAR
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ABR
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MAI
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JUN
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JUL
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AGO
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SET
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OUT
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NOV
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DEZ
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1.Participar do planejamento de
ações para o Eixo Educação Infantil
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2.Executar a formação continuada dos
formadores e coordenadores pedagógicos do Eixo Educação Infantil das Escolas
participantes
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3.Produzir e/ou sugerir
atividades específicas da Educação
Infantil
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4.Desenvolver um trabalho em
conjunto com os outros eixos no município, para o fortalecimento das ações da
Educação Infantil
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5. Manter intercâmbio com a CREDE
e SEDUC
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6. Visitar as Unidades escolares com Educação Infantil
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7.Elaborar relatórios técnicos
parciais
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8. Elaborar relatório final
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Ibaretama, 06 de Fevereiro de 2013
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TANIA MARIA VIANA LIMA ALVES
EIXO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Meta:
Ampliação
do atendimento de 70% das crianças de 0 a 5 anos de idade.
Ação
|
Responsável
|
Prazo
|
Procedimentos
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Indicador
para Acompanhamento
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Participar do planejamento de ações para o
Eixo Educação Infantil
|
sme e eixo educação infantil
|
Bimestralmente
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Desenvolvendo
ações de encontros com os professores do PAIC.
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Números
de professores presente no encontro x 100/N° total de professores.
| ||||||||||||||
Capacitar
os professores para atender crianças de 0 a 5 anos.
|
sme e eixo educação infantil
|
Bimestralmente
|
Desenvolvendo
ações de formação do PAIC. Realizando levantamento da demanda de professor
para formação. Reformulando o PAR.
|
Nº
de professores capacitados x 100/ Nº total de professores.
| ||||||||||||||
Produzir e/ou sugerir atividades
específicas da Educação Infantil,
|
sme e eixo educação infantil
|
Bimestralmente
|
Formar
apostilas com sugestões de atividades para Educação Infantil.
|
N°
de professores recebam a material x
100/N° total de professores.
| ||||||||||||||
Elaborar relatórios técnicos parciais
|
GERENTE DO PAIC e eixo educação infantil
|
Mensalmente
|
Após
cada ação desenvolvida (formação, visitas, planejamentos etc.)
| |||||||||||||||
Visitar as Unidades escolares com Educação Infantil
|
PMI, sme , GERENTE DO PAIC e eixo educação infantil
|
Mensalmente
|
Ter
disponibilidade de um transporte para conduzir formadores às unidades com Educação infantil, onde
faremos um acompanhamento direto, com registro de acompanhamento.
|
Nº de Escolas visitadas x 100/ Nº de
Escolas com Educação Infantil.
| ||||||||||||||
Manter intercâmbio com a CREDE e SEDUC
|
sme , GERENTE DO PAIC e eixo educação infantil
|
Mensalmente
|
Por
meio de telefonemas e/ou email
|
Avisar com atencedencia sobre as
formações e tirar dúvidas.
| ||||||||||||||
Ofertar
e assegurar vagas as crianças nas Escolas
|
Coordenador de planejamento e avaliação da sme e
gestores escolares
|
Dezembro
2013
|
Garantindo
matricula para as crianças de 0 a 5 anos de idade.
|
Nº
de vagas ofertadas x 100/ Nº de vagas protestadas
|
|
|
|
|
| |||||||||
Capacitar
professores com formação continuada.
|
equipe paic e coordenadores pedagogicos
|
Bimestralmente
|
Realizando
estudo sobre projetos, planejamento, avaliação, documentos do Conselho
Nacional da Educação Infantil e temáticas relevantes para a modalidade.
|
Nº
de formações realizadas x 100/ Nº de formações projetadas.
| ||||||||||||||
Elaborar
uma proposta de acompanhamento as ações realizadas nos CEIs e Pré-escolas.
|
equipe paic e coordenadores pedagogicos
|
Fevereiro 2013
|
Elaborando
um cronograma de visitas. Visitando as instituições , observando a rotina
didática, fazendo encaminhamentos e relatórios.
|
Relatório
de visitas realizadas. Nº de visitas realizadas x 100/ Nº de visitas
projetadas.
| ||||||||||||||
Promover
encontros pedagógicos para sistematizar a proposta curricular da Educação
Infantil da SME, CEI e Pré-escolas.
|
equipe paic, professores e coordenadores
pedagogicos
|
Dezembro
2013
|
Promovendo
encontros para estudo e reelaboração da Proposta Pedagógica.
|
Documento
contendo a proposta pedagógica da Educação Infantil
|
|
|
|
|
| |||||||||
Assegurar
alimentação escolar durante todo o ano letivo.
|
sme e gestores educacionais
|
Mensalmente
|
Garantindo
alimentação escolar para Educação Infantil. Acompanhamento validade,
armazenamento e cumprimento do cardápio.
|
Nº
de crianças atendidas com alimentação escolar x 100/ Nº de crianças
existentes.
|
|
|
|
|
| |||||||||
equipe paic e coordenadores pedagogicos
|
Fevereiro
de 2013
|
Elaborando
um cronograma de visitas. Visitando as instituições , observando a rotina
didática, fazendo encaminhamentos e relatórios.
|
Relatório
de visitas realizadas. Nº de visitas realizadas x 100/ Nº de visitas
projetadas.
| |||||
equipe paic, professores e coordenadores
pedagogicos
|
Dezembro
2013
|
Promovendo
encontros para estudo e reelaboração da Proposta Pedagógica.
|
Documento
contendo a proposta pedagógica da Educação Infantil
|
|
|
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|
sme e gestores educacionais
|
Mensalmente
|
Garantindo
alimentação escolar nas Escolas com Educação Infantil. Acompanhamento
validade, armazenamento e cumprimento do cardápio.
|
Nº
de crianças atendidas com alimentação escolar x 100/ Nº de crianças
existentes.
|
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EIXO DA LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
Meta: Implementação dos Cantinhos
de Leitura em 100% das salas de aula do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental.
Ação
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Responsável
|
Prazo
|
Procedimentos
|
Indicador
para Acompanhamento
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Implementar
os Projetos Nas Trilhas da Leitura, Cirandas de Roda e Amigos da Leitura.
|
equipe paic e coordenadores do projeto amigos da
leitura
|
Mensalmente
|
Implementando
em cada turma de Ed. Infantil ao 2º Ano os projetos.
|
Nº
de relatórios por escolas que desenvolvem os projetos.
| |||||
Acompanhar
Projeto Tesouro Literário
|
equipe paic, gestores e professores
|
Bimestralmente
|
Realizando
sistematicamente o tempo para gostar de ler, contar e ouvir histórias.
|
Nº
de relatórios por escolas que desenvolvem o projeto x 100/ Nº total de
escolas.
|
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|
|
|
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Realizar
concursos Lendo e Compreendendo para as turmas de 2º Ano.
|
equipe paic e supervisão pedagógica
|
Novembro 2013
|
Realizando
o concurso nas turmas de 2º Ano do ensino Fundamental.
|
Documento
contendo regulamento do concurso. Lista dos vencedores.
|
|
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|
|
|
Identificar
o acervo literário nas turmas da Educação Infantil, 1º e 2º Ano dos anos
iniciais do Ensino Fundamental.
|
equipe paic, gestores educacionais
|
Bimestralmente
|
Identificando
o nº de Cantinhos de Leitura em sala de aula. Preenchendo instrumental
referente ao número e tipos de títulos existentes nas turmas de 1º e 2º Ano.
|
Nº
de Cantinhos de Leitura/ Nº de turmas de cada ano.
|
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|
|
|
|
Meta:
Acompanhamento
de 100% das crianças de 1° ao 5° ano do
Ensino Fundamental para que leiam, no mínimo, 5 (cinco) títulos de Literatura
Infantil, durante cada ano letivo.
Ação
|
Responsável
|
Prazo
|
Procedimentos
|
Indicador
para Acompanhamento
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Intensificar os 15 minutos do tempo
para gostar de ler
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equipe paic, gestores e professores
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3
X na semana
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Diversificando
o acervo literário e sugerindo atividades relacionadas a leitura.
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Nº
de turmas que realizaram atividade x 100/ Nº de turmas existentes no
município.
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Intensificar
o trabalho de literatura e formação do leitor.
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equipe paic professores
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Bimestralmente
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Propondo
sugestões para o trabalho de literatura; Realizando empréstimo de títulos
literários.
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Nº
de títulos lidos durante cada bimestre.
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Distribuir
suporte e títulos de Literatura Infantil para complementar os Cantinhos de
Leitura da sala de aula.
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equipe paic e gestores educacionais
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Maio 2013
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Distribuindo
os títulos adquiridos.
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Nº
de títulos de Literatura Infantil adquirido; Nº de turmas de 1º e 5º ano
contempladas com os livros.
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Acompanhar
o trabalho desenvolvido a partir dos cantinhos de leitura nas turmas de 1º e
5º ano.
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equipe paic e coordenador pedagogico
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Bimestralmente
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Distribuindo
matérias para professores e alunos da Educação Infantil, 1º e 5º ano.
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Nº
de matérias entregues, N° de materiais utilizados para o referido trabalho.
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GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
MATRIZ CURRICULAR-EDUCAÇÃO INFANTIL-2014
COMPONENTES
CURRICULARES
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SERIES/ANOS
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ÁREA
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DISCIPLINA
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MATERNAL
I E II
|
PRE –ESCOLAR I
|
PRE-ESCOLAR II
|
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
6
|
6
|
6
|
Arte/Música/Recreação
|
3
|
3
|
3
|
|
NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS HUMANAS) E
SUAS TECNOLOGIAS
|
Ensino
Religioso
|
1
|
1
|
1
|
Ciências
Sociais
|
2
|
2
|
2
|
|
NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS DA NATUREZA),
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
|
Ciências
Naturais
|
2
|
2
|
2
|
Linguagem
Matemática
|
6
|
6
|
6
|
|
TOTAL
DE AULAS SEMANAIS
|
20
|
20
|
20
|
|
CARGA HORÁRIA ANUAL
|
200
|
200
|
200
|
|
SEMANAS LETIVAS
|
40
|
40
|
40
|
|
DURAÇÃO DO RECREIO
|
20 MINUTOS
|
20
MINUTOS
|
20
MINUTOS
|
|
DURAÇÃO DA AULA
|
DE ACORDO COM A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
DE ACORDO COM A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
DE ACORDO COM A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
Linguagem
Oral e Escrita
Linguagem
Oral e Escrita
|
Ciências
Sociais
Ciências
Sociais
|
Ciências
Naturais
Ciências
Naturais
|
Linguagem
Oral e Escrita
Linguagem
Oral e Escrita
|
Ensino
Religioso
Artes
|
INTERVALO
|
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Linguagem
Matemática
Linguagem
Matemática
|
Linguagem
Oral e Escrita
Linguagem
Oral e Escrita
|
Linguagem
Matemática
Linguagem
Matemática
|
Linguagem
Matemática
Linguagem
Matemática
|
Música
Recreação
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