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HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O atendimento às crianças de 0 a 6 anos em instituições especializadas tem origem com as mudanças sociais e econômicas, causadas pelasrevoluções industriais no mundo todo. Neste momento as mulheres deixaram seus lares por um período, onde eram cumpridoras de seus afazeres de criação dos filhos e os deveres domésticos, cuidando do marido e família, para entrarem no mercado de trabalho . Atrelado a este fato, sob pressão dos trabalhadores urbanos, que viam nas creches um direito, seus e de seus filhos, por melhores condições de vida, deu-se início ao atendimento da educação infantil (termo atual referente ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos) no Brasil. Até 1920, as instituições tinham um caráter exclusivamente filantrópico e caracterizado por seu difícil acesso oriundo do períodocolonial e imperialistada história do Brasil. A partir desta data, deu início á uma nova configuração,”Na década de 1920 , passava-se á defesa da democratização do ensino, educação significava possibilidade de ascensão social e era defendida como direito de todas as crianças, consideradas como iguais” (Kramer, 1995, p.55). Na década de 1930, o Estado assumiu o papel de buscar incentivo (financiamento) de órgãos privados, que viriam a colaborar com a proteção da infância. Diversos órgãos foram criados voltados à assistência infantil, (Ministério da Saúde; Ministério da Justiça e Negócios Interiores, Previdência Social e Assistência social ,Ministério da Educação e também a iniciativa privada). Nesta década passou-se a preocupar-se com a educação física e higiene das crianças como fator de desenvolvimento das mesmas, tendo como principal objetivo o combate à mortalidade infantil. Nesta época iniciou-se a organização de creches, jardins de infância e pré-escolas de maneira desordenada e sempre numa perspectiva emergencial, como se os problemas infantis criados pela sociedade, pudessem ser resolvidos por essas instituições. Em 1940 surgiu o departamento Nacional da Criança, com objetivo de ordenar atividades dirigidas à infância, maternidade e adolescência, sendo administrado pelo Ministério da saúde. Na década de 1950 havia uma forte tendência médico-higiênica do departamento nacional da Criança, desenvolvendo vários programas e campanhas visando o “… combate à desnutrição, vacinação e diversos estudos e pesquisas de cunho médico realizadas no Instituto Fernandes Figueira. Era também fornecido auxílio técnico para a criação, ampliação ou reformas de obras de proteção materno-infantil do país, basicamente hospitais e maternidades”(Kramer, 1995, p.65). Na década de 1960, o Departamento Nacional da Criança teve um enfraquecimento e acabou transferindo algumas de suas responsabilidades para outros setores, prevalecendo o caráter médico-assistencialista, enfocando suas ações em reduzir amortalidadematerna infantil. Na década de 1970 temos a promulgação da lei nº 5.692, de 1971, o qual faz referência à educação infantil, dirigindo-a como ser conveniente à educação em escolas maternais, jardins de infância e instituições equivalentes. Em outro artigo, é sugerido que as empresas particulares, as quais têm mulheres com filhos menores de sete anos, ofertem atendimento (educacional) a estas crianças, podendo ser auxiliadas pelo poder público. Tal lei recebeu inúmeras críticas, quanto sua superficialidade, sua dificuldade na realização pois, não havia um programa mais específico para estimular as empresas a criação das pré-escolas. Com esta pequena retrospectiva histórica, verifica-se que a Educação Infantil surgiu com um caráter de assistência a saúde e preservação da vida, não se relacionando com o fator educacional. Segundo Souza (1986) a pré-escola surgiu da urbana e típica sociedade industrial; não surgiu com fins educativos, mas sim para prestar assistência , e não pode ser comparada com a história da educação infantil, pois esta, sempre esteve presente em todos os sistemas e períodos educacionais a partir dos gregos.

1.PLANO DE TRABALHO


PREFEITURA MUNICIPAL DE IBARETAMA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
FORMADORA DO PAIC-EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL  E  LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR
TÂNIA MARIA VINA LIMA ALVES



PROPOSTA GERAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANO LETIVO : 2013 À 2O16
 
     O trabalho a ser desenvolvido com as turmas de Educação Infantil do Município de Ibaretama no  o ano letivo de 2012 à 2016,  dar-se –à contemplando as seguintes áreas : LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; MATEMÁTICA; NATUREZA E SOCIEDADE; ARTE E EDUCAÇÃO;  EDUCAÇÃO RELIGIOSA E RECREAÇÃO (MOVIMENTOS E MÚSICAS),
          As situações de aprendizagens serão organizadas através de atividades permanentes, projetos e outras atividades que fizerem necessárias. Consideramos prioritariamente para realização deste planejamento a participação de nossas crianças. A bagagem de conhecimento da criança é imprescindível na construção do mesmo por ela. O educador deverá atentar-se às descobertas de aprendizagem das crianças para propiciar em todo processo a formação integral das mesmas.
      A criança da educação infantil, necessita de um clima seguro, que a possibilite cada vez mais autonomia. Neste contexto estabelecer- se- à assim motivada frente a novos desafios. Todas as atividades propostas deverão ser voltadas para o desenvolvimento integral do aluno.

CONSIDERAÇÕES NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:
1) A fase de desenvolvimento das crianças, suas características e possibilidades corporais;
2) Hábitos de saúde, higiene e nutrição, que propiciaremos a criança adquirir, considerando o próprio corpo, o espaço de convivência e a saúde coletiva;
3) A seleção de assuntos que façam sentido para a criança, a fim de que ela tenha uma atitude ativa na produção de seu conhecimento inclusive no que diz respeito à rotina de classe
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OBJETIVOS GERAIS:
       Durante todo o ano, as atividades deverão contribuir para que os alunos sejam capazes de :
1) Estabelecer relações sociais em âmbito cada vez mais amplo;
2) Observar e explorar o ambiente;
3) Descobrir, conhecer e controlar progressivamente o próprio corpo, formando uma imagem e adquirir hábitos de saúde e bem estar;
4) Atuar de forma autônoma em suas atividades habituais adquirindo segurança afetiva e emocional e desenvolvendo suas capacidades de iniciativa e confiança em si mesmo;
5) Estabelecer vínculo com adultos e com seus iguais respondendo aos sentimentos de afeto, respeito à diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
6) Utilizar a linguagem verbal de forma ajustada as diferentes situações de comunicação habituais para compreender e ser compreendido pelos outros. Expressar suas ideias, sentimentos, experiências e desejos;
7) Desenvolver as capacidades de ordem física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.


ÁREAS A SEREM DESENVOLVIDAS
1) LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
       
 A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para que a criança amplie suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações das crianças , na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade
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      A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constituem em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

2) MATEMÁTICA
       
 As crianças desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidade, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos do jogo, repartir as balas entre amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele e etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e aos poucos , vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referencia, identificando posições e comparando distâncias. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
     Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar , argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas entre outras coisas.
Desta forma, as crianças poderão tomar decisões , agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
     O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende por um lado às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-la melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

3)NATUREZA E SOCIEDADE
        
O mundo onde as crianças vivem se constituem em um conjunto de fenômenos naturais e sociais, indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem , as crianças aprendem sobre o mundo , fazendo perguntas e procurando respostas para as suas indagações e questões.
          Como integrante de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos , valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais; bichos de jardim; dinossauros; tempestades; tubarões; castelos; heróis; festas de cidades; programas de TV; notícias de atualidade; histórias de outros tempos;; etc.As vivencias sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
           O eixo de trabalho, denominado natureza e sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das ciências humanas e naturais.

4)ARTE E EDUCAÇÃO

          As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos , pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas , pontos, tanto bidimensional, como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho , na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados e etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística.
      A interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às artes visuais.
As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso ( gravetos,pedras, carvão) , ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo. A criança pode utilizar-se das artes visuais para expressar experiências sensíveis.
Tal como a música, as artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, Poe si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil particularmente.
       O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças, poderá ocorrer no fazer artístico, assim como no contato com a produção de arte presente nos museus, igrejas, livros, revistas, gibis, feiras de objetos, etc. O desenvolvimento da capacidade artística e criativa deve estar apoiado também na pratica reflexiva das crianças ao aprender, que articula a ação, a percepção , a sensibilidade, a cognição e a imaginação.

5)EDUCAÇÃO  RELIGIOSA

       Aqui têm - se como objetivo trabalhar a educação social como um todo. Salientar a importância do respeito na família, na escola, ou em qualquer lugar que esteja principalmente na natureza, considerando seus ambientes físicos e biológicos e os modos de interação do homem na natureza por meio da arte, trabalho, ciência e da tecnologia. Não se aborda os ensinamentos de uma religião e sim a natureza como um presente de Deus.

6) RECREAÇÃO (MIVIMENTOS E MÚSICAS)

a)MOVIMENTO

         O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez mais controle sobre o seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimenta-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que o simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.
       A maneira de andar, correr, arremessar, saltar, resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados tem sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história.
     Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura corporal. Dessa forma, diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo, como a dança, o jogo, as brincadeiras, as práticas esportivas, etc., nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade.
       Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como as atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.
b)MÚSICA
       
 A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc., faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que , já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.
     A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos , assim como a promoção de interação e comunicação social , conferem caráter significativo à linguagem musical que é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral, e na educação infantil , particularmente. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

 AVALIAÇÃO
          Propõe-se aqui uma avaliação formativa e processual, que deve acontecer de maneira contínua, por meio da observação e registro diário ou semanal sobre as experiências, as reações, os avanços de cada aluno. Entende-se por avaliação, o conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades de cada criança. Avalia-se para redimensionar a prática educativa, para tomar medidas, planejar novas atividades para auxiliar no crescimento de todo o grupo. O educador avalia o aluno e se avalia também buscando aprimorar suas práticas e solucionar os desafios encontrados.




PLANO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTAPAIC

MUNICIPIO: Ibaretama/CE.

NOME: Tânia Maria Viana Lima Alves 

DATA:   01 de Fevereiro à 31 de Dezembro de 2013

INSTITUIÇÃO: SEDUC/COPEM-Secretaria Municipal de Educação e Cultura

EIXO DE ATUAÇÃO: Educação Infantil

   JUSTIFICATIVA: 

      Reconhecendo os avanços da alfabetização na idade certa no Ceará, a adesão do Município de Ibaretama a este programa é significativa, inclusive no  Eixo Educação Infantil, onde  requer que as crianças sejam instituídas como meta prioritária da gestão municipal. O município contará com o apoio técnico para o desenvolvimento de uma intervenção sistêmica de gestão, de modo que os recursos e esforços investidos cheguem até a sala de aula e produzam a elevação dos resultados de aprendizagem de cada escola, de cada turma, de cada criança.

      A estrutura do Programa em eixos tem a finalidade de realizar uma intervenção sistêmica na rede municipal de ensino, intervindo no acesso e na melhoria da Educação Infantil, na disponibilização de metodologias de alfabetização para nosso município, na qualificação do ambiente de letramento do professor, alunos e na definição de políticas focadas nos resultados de aprendizagem.


OBJETIVOS:

§  Participar do planejamento de ações para o Eixo Educação Infantil do PAIC para o ano de 2013;

§  Realizar o acompanhamento das ações do programa de formação continuada dos formadores e coordenadores pedagógicos do Eixo Educação Infantil;

§  Desenvolver a formação continuada dos formadores e coordenadores pedagógicos do Eixo Educação Infantil das Escolas participantes;

§  Acompanhar mensalmente as turmas da Educação Infantil com objetivos pedagógicos para elevação dos índices de aprendizagens;

§  Realizar reunião com pais, ressaltando a importância de manter seus filhos na escola;

§  Acompanhar bimestralmente o controle da frequência das turmas;

§  Elaborar e executar calendário de visitas mensais as unidades escolares com Educação Infantil;

§  Incentivar os docentes alfabetizadores;

§  Viabilizar a comunicação entre as tutoras e as formadoras e coordenadores pedagógicos do Eixo Educação Infantil no município.

 AÇÕES A SEREM REALIZADAS

 RESULTADOS ESPERADOS: : Ao final do período  indicado, esperamos  ver consolidados os objetivos propostos e com isso contribuir  para a qualidade de Educação do Município de Ibaretama.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES: O prazo para execução das atividades será de onze meses em 2013 assim discriminados







AÇÕES REALIZADAS

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

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AGO

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OUT

NOV

DEZ


1.Participar do planejamento de ações para o Eixo Educação Infantil


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2.Executar a formação continuada dos formadores e coordenadores pedagógicos do Eixo Educação Infantil das Escolas participantes



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3.Produzir e/ou sugerir atividades  específicas da Educação Infantil


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4.Desenvolver um trabalho em conjunto com os outros eixos no município, para o fortalecimento das ações da Educação Infantil


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5. Manter intercâmbio com a CREDE e SEDUC


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6. Visitar as Unidades escolares com Educação Infantil


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7.Elaborar relatórios técnicos parciais


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8. Elaborar relatório final



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Ibaretama, 06 de Fevereiro de 2013
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TANIA MARIA VIANA LIMA ALVES

EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Meta:

Ampliação do atendimento de 70% das crianças de 0 a 5 anos de idade.







Ação

Responsável

Prazo

Procedimentos

Indicador para Acompanhamento

 Participar do planejamento de ações para o Eixo Educação Infantil

sme e eixo educação infantil

Bimestralmente

Desenvolvendo ações de encontros com os professores do PAIC.

Números de professores presente no encontro x 100/N° total de professores.






Capacitar os professores para atender crianças de 0 a 5 anos.

sme e eixo educação infantil

Bimestralmente

Desenvolvendo ações de formação do PAIC. Realizando levantamento da demanda de professor para formação. Reformulando o PAR.

Nº de professores capacitados x 100/ Nº total de professores.






  Produzir e/ou sugerir atividades  específicas da Educação Infantil,


sme e eixo educação infantil

Bimestralmente

Formar apostilas com sugestões de atividades para Educação Infantil.

N° de   professores recebam a material x 100/N° total de professores.






     Elaborar relatórios técnicos parciais


GERENTE DO PAIC e eixo educação infantil

Mensalmente

Após cada ação desenvolvida (formação, visitas, planejamentos etc.)







  Visitar as Unidades escolares com Educação Infantil

PMI, sme , GERENTE DO PAIC e eixo educação infantil

Mensalmente

Ter disponibilidade de um transporte para conduzir formadores  às unidades com Educação infantil, onde faremos um acompanhamento direto, com registro de acompanhamento.

Nº de Escolas visitadas x 100/ Nº de Escolas com Educação Infantil.






    Manter intercâmbio com a CREDE e SEDUC


sme , GERENTE DO PAIC e eixo educação infantil

Mensalmente

Por meio de telefonemas e/ou email

Avisar com atencedencia sobre as formações e tirar dúvidas.






Ofertar e assegurar vagas as crianças nas Escolas

Coordenador de planejamento e avaliação da sme e gestores escolares

Dezembro 2013

Garantindo matricula para as crianças de 0 a 5 anos de idade.

Nº de vagas ofertadas x 100/ Nº de vagas protestadas






Capacitar professores com formação continuada.

equipe paic e coordenadores pedagogicos

Bimestralmente

Realizando estudo sobre projetos, planejamento, avaliação, documentos do Conselho Nacional da Educação Infantil e temáticas relevantes para a modalidade.

Nº de formações realizadas x 100/ Nº de formações projetadas.






Elaborar uma proposta de acompanhamento as ações realizadas nos CEIs e Pré-escolas.

equipe paic e coordenadores pedagogicos

Fevereiro  2013

Elaborando um cronograma de visitas. Visitando as instituições , observando a rotina didática, fazendo encaminhamentos e relatórios.

Relatório de visitas realizadas. Nº de visitas realizadas x 100/ Nº de visitas projetadas.






Promover encontros pedagógicos para sistematizar a proposta curricular da Educação Infantil da SME, CEI e Pré-escolas.

equipe paic, professores e coordenadores pedagogicos

Dezembro 2013

Promovendo encontros para estudo e reelaboração da Proposta Pedagógica.

Documento contendo a proposta pedagógica da Educação Infantil






Assegurar alimentação escolar durante todo o ano letivo.

sme e gestores educacionais

Mensalmente

Garantindo alimentação escolar para Educação Infantil. Acompanhamento validade, armazenamento e cumprimento do cardápio.

Nº de crianças atendidas com alimentação escolar x 100/ Nº de crianças existentes.































equipe paic e coordenadores pedagogicos

Fevereiro de 2013

Elaborando um cronograma de visitas. Visitando as instituições , observando a rotina didática, fazendo encaminhamentos e relatórios.

Relatório de visitas realizadas. Nº de visitas realizadas x 100/ Nº de visitas projetadas.






equipe paic, professores e coordenadores pedagogicos

Dezembro 2013

Promovendo encontros para estudo e reelaboração da Proposta Pedagógica.

Documento contendo a proposta pedagógica da Educação Infantil






sme e gestores educacionais

Mensalmente

Garantindo alimentação escolar nas Escolas com Educação Infantil. Acompanhamento validade, armazenamento e cumprimento do cardápio.

Nº de crianças atendidas com alimentação escolar x 100/ Nº de crianças existentes.






                                                           EIXO DA LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR

Meta:   Implementação dos Cantinhos de Leitura em 100% das salas de aula do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental.







Ação

Responsável

Prazo

Procedimentos

Indicador para Acompanhamento

Implementar os Projetos Nas Trilhas da Leitura, Cirandas de Roda e Amigos da Leitura.

equipe paic e coordenadores do projeto amigos da leitura

Mensalmente

Implementando em cada turma de Ed. Infantil ao 2º Ano os projetos.

Nº de relatórios por escolas que desenvolvem os projetos.






Acompanhar Projeto Tesouro Literário

equipe paic, gestores e professores

Bimestralmente

Realizando sistematicamente o tempo para gostar de ler, contar e ouvir histórias.

Nº de relatórios por escolas que desenvolvem o projeto x 100/ Nº total de escolas.






Realizar concursos Lendo e Compreendendo para as turmas de 2º Ano.

equipe paic e supervisão pedagógica

Novembro 2013

Realizando o concurso nas turmas de 2º Ano do ensino Fundamental.

Documento contendo regulamento do concurso. Lista dos vencedores.






Identificar o acervo literário nas turmas da Educação Infantil, 1º e 2º Ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

equipe paic, gestores educacionais

Bimestralmente

Identificando o nº de Cantinhos de Leitura em sala de aula. Preenchendo instrumental referente ao número e tipos de títulos existentes nas turmas de 1º e 2º Ano.

Nº de Cantinhos de Leitura/ Nº de turmas de cada ano.







Meta:

Acompanhamento de 100% das crianças de 1° ao  5° ano do Ensino Fundamental para que leiam, no mínimo, 5 (cinco) títulos de Literatura Infantil, durante cada ano letivo.







Ação

Responsável

Prazo

Procedimentos

Indicador para Acompanhamento

Intensificar os 15 minutos do tempo para gostar de ler

equipe paic, gestores e professores

3 X na semana

Diversificando o acervo literário e sugerindo atividades relacionadas a leitura.

Nº de turmas que realizaram atividade x 100/ Nº de turmas existentes no município.






Intensificar o trabalho de literatura e formação do leitor.

equipe paic professores

Bimestralmente

Propondo sugestões para o trabalho de literatura; Realizando empréstimo de títulos literários.

Nº de títulos lidos durante cada bimestre.






Distribuir suporte e títulos de Literatura Infantil para complementar os Cantinhos de Leitura da sala de aula.

equipe paic e gestores educacionais

Maio 2013

Distribuindo os títulos adquiridos.

Nº de títulos de Literatura Infantil adquirido; Nº de turmas de 1º e 5º ano contempladas com os livros.






Acompanhar o trabalho desenvolvido a partir dos cantinhos de leitura nas turmas de 1º e 5º ano.

equipe paic e coordenador pedagogico

Bimestralmente

Distribuindo matérias para professores e alunos da Educação Infantil, 1º e 5º ano.

Nº de matérias entregues, N° de materiais utilizados para o referido trabalho.





                                                                                  
  GOVERNO MUNICIPAL DE IBARETAMA
   SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
MATRIZ CURRICULAR-EDUCAÇÃO INFANTIL-2014
COMPONENTES CURRICULARES
SERIES/ANOS
ÁREA
DISCIPLINA
MATERNAL I E II
PRE –ESCOLAR   I
PRE-ESCOLAR   II
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Linguagem Oral e Escrita
6
6
6
Arte/Música/Recreação
3
3
3
NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS HUMANAS) E SUAS TECNOLOGIAS
Ensino Religioso
1
1
1
Ciências Sociais
2
2
2
 NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS DA NATUREZA), MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Ciências Naturais
2
2
2
Linguagem Matemática
6
6
6
TOTAL  DE AULAS SEMANAIS
20
20
20
CARGA HORÁRIA  ANUAL
200
200
200
SEMANAS LETIVAS
40
40
40
DURAÇÃO DO RECREIO
20 MINUTOS
20  MINUTOS
20  MINUTOS
DURAÇÃO DA AULA
DE ACORDO COM A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DE ACORDO COM A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DE ACORDO COM A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
              
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
Linguagem Oral e Escrita
Linguagem Oral e Escrita
Ciências Sociais
Ciências Sociais
Ciências Naturais
Ciências Naturais
Linguagem Oral e Escrita
Linguagem Oral e Escrita
Ensino Religioso
Artes
INTERVALO
Linguagem Matemática
Linguagem Matemática
Linguagem Oral e Escrita
Linguagem Oral e Escrita
Linguagem Matemática
Linguagem Matemática
Linguagem Matemática
Linguagem Matemática
Música  
Recreação

Um comentário:

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