1ª
FORMAÇÃO DE FORMADORES DO EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
DIA:
21 de Março de 2013
LOCAl -Centro Cultural - Ibaretama / Sede
TEMA: As
propostas pedagógicas para a Educação Infantil: a concepção de criança e a
organização das práticas pedagógicas
OBJETIVOS:
- Refletir sobre a importância da
proposta pedagógica para a realização de um trabalho de qualidade que contribua
para a aprendizagem, o desenvolvimento e o bem estar da criança;
- Identificar os itens constitutivos
de uma proposta pedagógica para a Educação Infantil;
- Refletir sobre a concepção de
criança como centro do planejamento curricular;
- Compreender a relação que existe
entre a concepção de criança, proposta pedagógica e as práticas
pedagógicas.
ATIVIDADE
|
DESCRIÇÃO
|
1.
Conversa inicial
|
-
Boas vindas e apresentação do grupo: comunicados e informações sobre o calendário
de formação de 2013.
|
2.
Apresentação da agenda da formação
|
-
Leitura coletiva da agenda – justificativa do tema:
*
Necessidade de reiniciar a formação refletindo sobre a importância da
proposta pedagógica e a definição de criança como centro do planejamento
curricular;
*
Explicitar a relação concepção de criança e a organização das práticas
pedagógicas;
* Reapresentar o documento “As Orientações
Curriculares para a Educação Infantil” como suporte do professor para o
planejamento curricular.
|
3. Discussão do tema: As propostas
pedagógicas para a Educação Infantil
.
|
·
Leitura e discussão coletiva do
texto (Dúvidas mais
frequentes sobre Educação Infantil - Coordenação Geral de Educação Infantil -
Ministério da Educação – MEC. Janeiro de 2013, parte referente à proposta
pedagógica. P. 9-12).
|
4. Discussão sobre a concepção de criança
|
* Análise de parte do vídeo “bebês“
- Questão orientadora: É possível definir somente um conceito de
criança?
|
5. A compreensão sobre a relação concepção
de criança e as práticas pedagógicas propostas
|
slide sobre a relação concepção de criança e as práticas pedagógicas (pensar sobre a ideia: tudo que eu proponho como prática pedagógica tem relação com a forma como eu penso que a criança é, aprende e se desenvolve)
- A partir da análise de situações
(experiências/atividades), identificar as concepções de crianças apresentadas
pelas professoras.
Questão orientadora: O que a professora pensa da criança?
- Dividir a turma em quatro grupos.
Entregar a cada grupo uma situação para análise.
- Apresentação dos grupos
- Fechamento da discussão com os
slides “Infância e criança”
relação com as práticas pedagógicas
|
4.
Uma proposta pedagógica em ação
|
• Retomar
os trechos do texto do MEC:
“As propostas pedagógicas da Educação
Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular,
é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas
cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca,
imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e
constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. “Aspectos
políticos e filosóficos, que explicitem o histórico e a contextualização
sócio-político-cultural da instituição; os objetivos do trabalho; as
concepções de criança, de Educação Infantil, aprendizagem, desenvolvimento,
infância, educar e cuidar, diversidade e pertencimento; “As crianças também devem ser ouvidas
nos seus interesses e necessidades...”
* Apresentar a proposta pedagógica em ação de uma instituição por meio
de fotos.
|
9.
T
|
-
-Escrever um pouco sobre a
concepção de criança da proposta
|
10. Avaliação
|
- Solicitar que os formadores destaquem,
oralmente, aspectos positivos e negativos da formação e apresentem sugestões
para as próximas.
- Tempo para preencher a ficha de
avaliação.
|
Material Necessário:
Vídeo: Bebês (parte)
Textos: Documento “As Orientações Curriculares da Educação
Infantil” – SEDUC (parte referente à concepção sociocultural da criança. P.
17-20). - “Dúvidas mais frequentes sobre Educação Infantil” - Coordenação Geral
de Educação Infantil- Ministério da Educação (MEC). Janeiro de 2013.
Slides: - Infância e criança e a relação com
as práticas pedagógicas;
- A
proposta pedagógica para a Educação Infantil
Equipamentos: Notebook; Data-Show e Caixas de som
EIXO EDUCAÇÃO
INFANTIL
Fátima
Saboia
ü “A
Educação Infantil é fundamental para todas as crianças, independentemente da
sua situação familiar, social, econômica ou geográfica... constitui um recurso
valioso para o desenvolvimento pessoal e social das crianças... todas se beneficiarão
de freqüentar” Zabalza (1998, p. 40).
ü A
Educação Infantil não é um período preparatório para o Ensino
Fundamental;
ü Art. 11º “Na
transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas
para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das
crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de
conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental”.
ü As
instituições de Educação Infantil educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos, não são, portanto,
lugares voltados exclusivamente para a guarda, a proteção e os cuidados
físicos dessas crianças;
ü Toda
instituição de Educação Infantil deve ter uma Proposta Pedagógica que deve ser
colocada em prática no dia-a-dia e não somente ser apresentada como um
documento exigido por lei. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (Resolução CNE/CEB 5/2009 e Parecer CNE/CEB nº 20/2009)
Uma Proposta Pedagógica para a Educação Infantil:
ü É a
expressão da identidade de uma instituição, mostra quem são os envolvidos, o
que querem, o que fazem e como fazem;
ü É a
intenção explícita de a instituição ser autônoma, já que descreve o que
pretende ser, fazer e o modo como vai fazer;
ü É
construída de forma participativa e colaborativa por todos os profissionais
envolvidos na educação e no cuidado das crianças;
ü É
elaborada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil, que explicitam os princípios éticos, políticos e estéticos que devem
fundamentá-la.
Uma Proposta
Pedagógica para a Educação Infantil traduz-se:
ü No comprometimento político e pedagógico de todos os
envolvidos com uma Educação Infantil de qualidade que atenda às necessidades e
especificidades das crianças entre 0 e 5 anos (desenvolvimento de sua
identidade e autonomia e de suas potencialidades físicas, emocionais, afetivas,
sociais e cognitivas);
ü No planejamento de ações que explicitem, no trabalho com as crianças,
“o que fazer”, “o porquê fazer”, “o para que fazer”, “o como fazer”, “o quando
fazer” e “o com quem fazer” .
Itens a
serem contemplados numa Proposta Pedagógica para a Educação Infantil:
Ø
1. Introdução:
ü Condições de produção do Documento (autores; a quem se destina;
história da elaboração da Proposta)
ü Situação da Instituição: História da Instituição (escolha do nome, pessoal
que trabalha, recursos culturais e humanos da comunidade que possam beneficiar o
trabalho com as crianças); Diagnóstico da Educação Infantil na localidade e na
Instituição (descrição dos problemas e das conquistas em relação às
instalações, condições materiais, quantidade de crianças, relação com as
famílias, organização do tempo e critérios de agrupamento das crianças, uso dos
espaços; Realidade sócioeconômica e cultural da população a que se destina; demanda
e metas de atendimento.
Alguns exemplos de Introdução:
ü Exemplo de parte da Introdução
da Proposta Pedagógica de Educação Infantil do Município de Fortaleza
“Esse
documento é o resultado de um trabalho conjunto desenvolvido entre as técnicas
da SME, das Secretarias Executivas Regionais (SERs) e da Universidade Federal
do Ceará (UFC), por meio de reuniões semanais para estudo, planejamento e
sistematização de conhecimentos... É necessário destacar a participação de
representantes dos gestores, professores e familiares das crianças atendidas
nas creches e pré-escolas foi de fundamental importância para a construção
dessa Proposta”. (p.9).
ü Exemplo de parte da Introdução do
Projeto Político Pedagógico da Creche FIOCRUZ:
ü “A Creche Fiocruz desenvolve sua
ação pedagógica, bem como atividades inerentes à ação administrativa e técnica,
em dois espaços físicos... (Projeto Político Pedagógico
da Creche FIOCRUZ, p. 75, Rio de Janeiro : FIOCRUZ, 2004)”.
Ø
2. Objetivos
ü Definição: Expressam
as prioridades de ação com relação a aspectos como processo ensino e
aprendizagem, formação permanente dos profissionais, organização das turmas, gestão,
parceria com as famílias.
Objetivos:
“Explicitar as
concepções de infância, criança e Educação Infantil que devem fundamentar o
trabalho pedagógico nas creches e pré-escolas” (p.10).
“Propor objetivos, diretrizes educativas gerais e
orientações didáticas específicas para nortear o trabalho desenvolvido nas
creches e pré-escolas de acordo com as diferentes faixas etárias” (p.10).
A criança – centro do planejamento curricular; com direitos;
brinca, imagina, deseja, fantasia; constrói sua identidade pessoal e coletiva
nas interações e práticas cotidianas...
“Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser
olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a
criança já aprendeu, mas sim o que está aprendendo, afirmando essa hipótese no
seu conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP)” (idem, p. 145).
As interações e a brincadeira, garantindo Experiências de Aprendizagem diversificadas
(Art 9º da Resolução); Orientações
pedagógicas (organização do tempo e do espaço – rotina e o processo de avaliação)
e orientações gerais para o trabalho com crianças com deficiência, transtornos
de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
“A
brincadeira porque é uma prática social que se apresenta com maior intensidade
no tempo da infância e por ser a experiência inaugural de sentir o mundo e
experimentar-se, de aprender a criar e inventar linguagens através do exercício
lúdico da liberdade de expressão” (Práticas Cotidianas... p.70)
ü
São continuamente a arena e o motor do processo de
desenvolvimento e aprendizagem;
ü Têm
papel central nos processos de construção de sentidos; na co-construção das
experiências;
ü Precisam
ser interações de qualidade: prolongadas, interessantes, criativas e
criadoras de novas ações;
ü São
construídas a partir de “inter-ações”, isto é, de ações partilhadas e
interdependentes
• De
processos dialógicos e na coordenação de papéis dentro de contextos específicos
(as pessoas - criança/criança, criança/professor - em “inter-ação” podem
aceitar, negar, confrontar, negociar e recriar os papéis ou posições);
• Da
criação de uma rede de intercâmbios recíprocos entre as próprias crianças e
entre as crianças e o professor e outros adultos;
• Do respeito à dignidade, ao tempo e ao ritmo, à identidade, desejos e
interesses, às idéias, conquistas e produções das crianças. (Indicadores da
Qualidade da Educação Infantil)
ü Explorar
e pesquisar; desenvolver múltiplas linguagens; brincar e movimentar-se em
espaços amplos; expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver e ampliar a
imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão; ampliar conhecimentos
sobre a natureza e a cultura; conhecer sua história e a de sua família e os
valores culturais; diversificar atividades, escolhas e companheiros de
interação.
ü Organização
de uma rotina que inclua TEMPOS QUE NÃO
PODEM FALTAR: para conversar com as crianças e entre as crianças; para sua
alimentação, higiene, descanso e cuidados pessoais como ricas situações de desenvolvimento
e aprendizagens; para brincar, realizar atividades livres, dirigidas e
diversificadas; para que as crianças tenham chance de escolher; para a
organização das regras do grupo; de valorização das diferentes linguagens e
expressões artísticas; de abordar os conhecimentos construídos; de conhecer
diferentes manifestações culturais e artísticas e muitos outros.
ü Política
de recursos humanos (quadro de pessoal incluindo atribuições, processo de
seleção e contratação, jornada de trabalho, projetos de formação permanente
etc.)
Ø Articulação da Educação Infantil com outras
instâncias educacionais e culturais ou com órgãos e instituições governamentais
ou não governamentais.
O ensino de conhecimentos
sistematizados e tradicionalmente vinculados à lógica escolar não dá conta do
universo complexo dos mundos da infância porque, ao seccionar o cotidiano em
disciplinas, reduz o poder do pensamento complexo das crianças (BARBOSA, 2009,
p. 51).
A proposta
pedagógica das instituições de Educação infantil deve ter como objetivo
principal promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos
de idade garantindo a cada uma delas o acesso a processos de construção de
conhecimentos e a aprendizagem de diferentes linguagens, assim como o direito à
proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à
convivência e interação com outras crianças. (Parecer CNE/CEB nº 20/2009, p. 15).
SITUAÇÃO PARA ANÁLISE
SITUAÇÃO 1
A professora do Infantil 4
apresentou às crianças vários materiais, jogos,
numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as crianças
sobre o material e a propor algumas ações, como a separação das letras dos
numerais, por exemplo. Entregou o jogo pega-varetas para duas crianças e ao
restante do grupo começou a propor alguns desafios com o conjunto de letras:
perguntou o nome das letras (as vogais) e de algumas palavras iniciadas por
essas letras. Pediu para formarem o alfabeto, mas lembrou-se que só havia
trabalhado as vogais até então, mas mesmo assim propôs que formassem o alfabeto
com sua ajuda. Foi colocando letra por letra, pedindo que as crianças
repetissem o nome de cada uma delas. Nesse momento, as duas crianças que haviam
brincado com o jogo pega-varetas pediram para que a professora dissesse quem
havia ganhado o jogo. As crianças contaram as varetas que cada uma havia
conseguido junto com a professora e ao final ela perguntou quem tinha mais, as
crianças responderam e todos aplaudiram o vencedor. Isolda, então, entregou o
jogo para outra dupla. As crianças se espalharam pela sala e Isolda trouxe Maria
para perto para ensinar as vogais. Pediu que Maria as identificasse, mas ela
não conseguiu. Isolda, então, começou a dizer o nome das letras e pediu que ela
fosse logo repetindo, mais de duas vezes cada letra.
SITUAÇÃO
SITUAÇÃO 3
A professora
reúne as crianças no centro da sala, de mãos dadas, numa grande roda e começa a
cantar a música bom dia. As crianças animadas acompanham. Em seguida, se inicia
o que denominei de ritual da mão direita. Com o comando da professora e o acompanhamento
das crianças, são, então, rezadas as orações do anjo da guarda, do papai do céu,
na qual a professora pede pelos parentes, por ela e por todos que fazem a
escola... [nesse instante a professora dá uma parada e as crianças completam
com o nome da escola] e o pai nosso. A oração ave Maria só foi introduzida no
mês de maio. Por ser uma escola muito católica, esse momento de reza também é
comum nas demais salas e muito valorizado por Isolda, que assim o justifica: é
muito importante! Essas crianças precisam saber que Deus existe (...) eu gosto
de rezar (...) eu acho bom porque eu ensino minhas orações. Embora Isolda tenha
afirmado que a escola respeita as preferências religiosas das famílias e que as
crianças de outras religiões não são obrigadas a participarem da roda de reza,
o que se observa é uma imposição da religião católica, uma doutrinação das
crianças. Essa imposição se dá através das atividades propostas em sala de aula
e na escola, que em sua maioria, giram em torno de datas e temas religiosos.
Todos têm o direito de escolher e cultivar seus credos e a escola precisa, de
fato, respeitar os valores e as manifestações religiosas das crianças e de suas
famílias.
SITUAÇÃO 4
SUGESTÃO DE ROTINA PEDAGÓGICA E
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. PAIC
TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR NAS SALAS DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS DE QUE FAVOREÇAM O MOVIMENTO
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
MÚSICAS E DANÇA
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS ANTIGAS
E CAIXA SURPRESA
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS: QUAL É A LETRA? QUAL É A MÚSICA?
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS LIVRE /
PASSEIO.
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA COM DEDOCHE E OU FANTOCHE.
(NO PÁTIO)
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA ORAL E OU UTILIZANDO RECURSOS DE MULTIMIDIA. (NA SALA)
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MN
LEITURA COM FANTASIA
(FORA DA SALA)
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA FEITA POR FAMILIARES DAS CRIANÇAS.
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA DRAMATIZADA
EM PARCERIA C/ TODAS AS SALAS DA INSTITUIÇÃO
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES PLÁSTICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MATEMÁTICA:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA
COM ARTES VISUAIS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MATÉMATICA:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES CÊNICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
DESENHO LIVRE / DIRIGIDO
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
LEITURA DIRIGIDA DE TEXTOS DIVERSIFICADOS
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
LEITURA E RE/ESCRITA DIRIGIDA E OU ESPONTÂNEA
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
BRINCADEIRAS / DESFIOS DE LEITURA E ESCRITA
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H40
RODA DE CONVERSAS;
SOCIALIZAÇÃO COLETIVA DOS ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE A SEMANA POR MEIO
DE BRINCADEIRAS.
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS NATURAIS
10H20 ÀS 10H40
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS NATURAIS
10H20 ÀS 10H40
|
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
DANÇA E CANTAR
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
BRINCAR DE QUEBRA-CABEÇA
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
ESCULPIR COM MASSA DE MODELAR OU ARGILA
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
DESENHO E OU PINTURA LIVRE
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
ASSISTIR FILME OU BRINCAR LIVRE.
|
SUGESTÃO DE
PLANEJAMENTO
ESCOLA___________________________________________MODALIDADE
___
PROFESSORA__________________________________DATA____/____/____(segunda –feira)
TEMPO / O QUE?
|
PRA QUE?
|
COMO?
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS: DE RODA / O CHEFE MANDOU, E OU JOGO DE BOLA
|
(INCISO I E II)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
ü NARRAR FATOS,
ü EXPRESSAR-SE POR MEIO DA LINGUAGEM
VERBAL E GESTUAL;
ü EXPLORA O SPAÇO POR MEIO DO
MOVIMENTO;
ü AJUSTA SEUS MOVIMENTOS POR MEIO DAS
BRINCADEIRA.
|
AS CRIANÇAS SERÃO RECEBIDAS NA
PORTA DA SALA COM UM CALOROSO BOM DIA. EM SEGUIDA SERÁ FEITO UMA RODA D
CONVERSA NA QUAL A PROFESSORA IRÁ PEDIR QUE CUMPRIMENTEM OS COLEGAS E QUE
FALEM COMO FOI O FINSL DE SEMANA DE CADA UM. EM SEGUIDA A PROFESSORA IRÁ
APRESENTAR ALGUMAS SUGESTÕES DE RINCADEIRAS BRINCADEIRAS (BRINCADEIRAS: DE
RODA / O CHEFE MANDOU, E OU JOGO DE BOLA) E PEDIR QUE AS CRIANÇAS TAMBÉM
SUGERIR DE QUE QUEREM BRINCAR. COMBINADAS AS BRINCADEIRAS, AS CRIANÇAS SERÃO
LEVADAS PARA FORA DA SALA, ONDE A PROFESSORA IRÁ ORIENTAR QUANTO AS REGRAS
DAS BRINCADIRAS E OBSERVÁ-LAS ATENTAMENTE ENQUANTO BRINCAM.
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
RODA DE HISTORIA
LEITURA COM DEDOCHE E OU FANTOCHE.
(NO PÁTIO)
|
(INCISO III)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
CONHECER NARRATIVAS LITERÁRIAS E
DESENVOLVER COMPORAMENTO LEITOR ;
BRINCAR COM O PROFESSOR E PRODUZIR SONS;
RECONECER E USAR SONS E RIMAS EM SUAS BRINCADIRAS.
|
AS CRIANÇAS SERÃO LEVADAS AO PÁTIO
DA ESCOLA, ONDE JÁ DEVERÁ ESTAR PREPARADO O AMBIENTE COM CADEIRAS, ALMOFADAS
OU TAPETE PARA TORNAR O LUGAR BEM ACOLHEDOR. A CRIANÇAS SERÃO ACOMODADAS DA
PROFESSORES DEDOCHES COM GRAVURAS RELACIONADAS A HISTORIA ( EX: OS 3
PORQUINHOS). SERÁ FEITO UMA SONDAGEM SOBRE O QUE ELES SABEM A RSPEITO DAS
GRAVURAS. A FALA DAS CRIANÇAS SERÁ ELOGIADA, QUESTIOANADA E INCENTIVADA NO
SENTIDO E REMETE-LAS AO ENREDO DA HISTORIA.
AO APRESENTAR O LIVRO A PROFESSORA
DEVERÁ EXPLORAR TODOS OS ELEMENTOS DA CAPA E CONTRA-CAPA. EM SEGUIDA FERÁ A
LEITURA OU PEDIRÁ QUE UMA CRIANÇA LEIA. OS FANTOCHES DEVERÃO ENTRAR EM CENA
SEMPRE QUE FOREM MENCIONADOS NA HISTORIA. ( A PROFESSORA DEVERÁ COMBINAR SSA
SITUAÇÃO ANTS DA INICIAR A LEITURA)
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES PLÁSTICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
(INCISO IX)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
USAR A CRIATIVIDADE; DESCREVER,
IMITAR, CRIAR E RECRIAR OBJETOS 9 OBRAS DE ARTE)
|
AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A
OBSERVAREM O AMBIENTE ONDE ESTÃO INSERIDOS.
FITO A OBSERVAÇÃO, SERÁ SUGERIDO
QUE ESCOLAM ALGO DO QUE FORA OBSERVADO PARA FAZEREM UMA REPLICA POR MEIO DE
MATERIAIS CONCRETOS COMO MASSA DE MODELAR, ARGILA, RECURSOS NATURAIS.
AS CRIANÇAS SE AGRUPARAM COMO
PREFERIREM, RECEBERÃO OS RECURSOS NECESSÁRIOS E INICIARÃO SEUS TRABALHOS. A
PROFESSORA DEVERÁ ESTAR ATENTA PARA QUESTIONAR E INTERFERIR SEMPRE QUE HOUVER
NECESSIDADE.
APÓS OS TRABALHOS PRONTOS SERÃO
SOCIALIZADOS E EXPOSTOS.
|
TEMPO DE TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
(INCISO VI)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
ADOTAR HÁBITOS DE HIGIEN SAUDAVEL.
|
AS CRIANÇAS SERÃO QUESTIOANDAS E
ORIENTADAS SOBRE A NECESSIDADE DE PRÁTICAR HABITOS DE HIGIENE. EM SEGUIDA
SERÃO ESTIMULADAS A CANTAREM MÚSICAS QUE ABORDEM ESSTA AÇÃO E LEVADAS AO
LAVATORIO PARA LAVAREM AS MÃOS USANDO RECURSO NECESSARIOS SEM AJUDA DO
PROFESSOR..
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
(INCISO VI)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
USAR OS TALHERES ADEQUADAMENTE E
COMERM SEM AJUDA DO PROFESSOR.
|
A PROFESSORA FARÁ UM BREVE
APRESENTAÇÃO DO CARDÁPIO DA MERENDA, FALANDO DA IMPORTANCIA DA ALIMENTAÇÃO.
EM SEGUIDA SERVIRÁ O LANCHE,
ORIENTANDO PARA QUE COMAM SOZINHOS. OBSERVARÁ TAMBÉM A MANEIRA COMO AS CRIANÇAS
PEGAM OS TALHERES E ORIENTARÁ SE NECESSARIO.
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
(INSICO I)
|
BRINCAR LIVRE
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
DESENHO LIVRE / DIRIGIDO
|
(INCISO S II E III)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À
EXPRESSSAR DESEJOS E SENTIMENTOS;
RCONHECER USO E DAS PRÁTCAS ESCRITA
|
RODA DE CONVERSAS;
DESENHO LIVRE / DIRIGIDO
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
|
EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
|
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
|
(INCISO V)
|
AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A
ORGANIZAREM A SALA E SEUS MATERIAIS. LOGO APÓS IRÃO DANÇA E CANTAR AO SOM DE
DVD.
|
OBS
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MOMENTO SÓ SERÁ FEITO ISSO ENQUANTO OS PROFESSORES SE FAMILIARIZAM COM A ROTINA
E OS INCISOS.
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